back


.

.

.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Paixão das noivas: as peônias!









A flor mais linda e desejo de 10 entre 10 noivas para a composição do buquê escândalo é a peônia!!!
Reza a lenda, decantada na Bacia do Mediterrâneo, que uma linda ninfa chamada Peônia foi tão “paquerada” pelos deuses, que uma deusa altamente enciumada, transformou a moça em uma flor com mil pétalas – a Peônia. A partir de então, essa flor tornou-se símbolo de beleza, romantismo e feminilidade.
O gênero Paeonia comprende cerca de 80 espécies e 60 pétalas podem desabrochar a partir de uma única peônia.
É uma flor exuberante, de variadas cores e de presença marcante. As peônias maiores podem chegar a ter 30 cm de diâmetro! Ela floresce entre os meses de abril a junho, mas não aqui no Brasil e sim no hemisfério norte. Infelizmente ela não curte um sol tropical e os produtores brasileiros ainda não inventaram uma técnica para baratear nossos sonhos casamentísticos.
Seja na decoração ou no buquê, a peônia é um luxo e tem preço de jóia.
Para José Rubens Pirani, professor do departamento de botânica da USP (Universidade de São Paulo), as peônias só vão entrar de vez no país após um longo período de adaptação e muita procura. "Os comerciantes precisam de produção local para baratear a venda. Elas são flores típicas de baixas temperaturas, é mais fácil encontrá-las durante o inverno por aqui. No momento, acontece uma dificuldade parecida com a febre das tulipas. Antigamente, era difícil de encontrar tulipas, agora vende até no mercado. Logo, isso também pode acontecer com as peônias", afirma Pirani.
Julinda Sinezia, representante comercial da KS Flores e Plantas, produtora nacional de peônias, revela as dificuldades de cultivar a flor no Brasil, mas garante a produção da flor durante o ano todo. "Tentamos desde os anos 90, mas recentemente conseguimos produzir no Brasil de janeiro a janeiro. Estamos produzindo tudo em Holambra, sem precisar importar, e a procura está alta", avisa.

Nenhum comentário: