back

.

.

.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A cor do ano: Pantone 17-1463, Tangerine Tango!!!




Como o FFW já havia falado rapidamente, a “cor do ano” eleita pela Pantone para 2012 é o “tangerine tango”. Esse relatório tradicionalmente anunciado a cada fim de ano já é referência na indústria do design, decoração, moda… Por isso, vale a pena se aprofundar no assunto e entender de onde vem e para onde vai essa influência cromática.
A própria Pantone explica que para chegar à seleção da “cor do ano”, a empresa vasculha o mundo procurando por influências cromáticas, que podem vir da indústria do entretenimento e de filmes em produção, de coleções de arte, artistas em ascensão, destinos populares para viagem e outros fatores sócio-econômicos, novas tecnologias, e até mesmo de eventos esportivos futuros que possam chamar a atenção do mundo – alô, Olimpíadas 2012!
A cor “tangerine tango” (PANTONE® 17-1463), eleita como “cor do ano” de 2012, é descrita pela própria empresa como “provedora da energia que precisamos para recarregar e seguir em frente”. “Sofisticada mas ao mesmo tempo dramática e sedutora, Tangerine Tango é um laranja com muita profundidade”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “Evocando as nuances radiantes de um pôr-do-sol, Tangerine Tango casa a vivacidade e adrenalina do vermelho com a simpatia e calor do amarelo, para formar um matiz magnético de alta visibilidade que emana calor e energia”, ela completa.
Na moda, o tom de laranja já apareceu com força na última temporada – o FFW até fez uma matéria recentemente ensinando a incorporar a cor à vida real, lembra? Na indústria dos cosméticos, ela é bem-vista por sua versatilidade, por ser quase exótica, mas de um jeito não-ameaçador. O relatório da Pantone sugere usar o tom como sombra para os olhos, para valorizar principalmente os olhos azuis e verdes. Já para o mundo do design de interiores, o relatório destaca a possibilidade de usar o “tangerine tango” em acessórios como almofadas, colchas e eletrodomésticos para adicionar um inesperado ponto de cor. Para quem quiser uma maneira acessível de dar um “up” na casa, o relatório sugere pintar uma parede da cozinha, hall de entrada ou corredor com a cor “tangerine tango” para uma “explosão dinâmica de energia”.



Nenhum comentário: