back

.

.

.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Café de coador, mas sofisticado!

VOCÊ SABE O QUE É UMA HARIO V60?



harioPOST   Você sabe o que é uma Hario V60?
Ele tem jeitão de um porta filtro tradicional, mas não é. O segredo está nos detalhes de sua estrutura. Sua parte interna, por exemplo, apresenta linhas espirais que facilitam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada. Uma abertura grande na base do coador que permite que a velocidade seja controlada. Assim, o café absorve a água durante o tempo necessário, resultando em uma bebida limpa e saborosa (sem aquele pozinho no fundo da xícara). Quem diria que detalhes tão pequenos fariam tanta diferença?

De acordo com o barista vice-campeão do Mundial de 2010, Raul Rodas, a Hario V60 pode maximizar algumas características (como acidez e doçura) do café coado. Aqui entre nós, confesso que olhei com certo desdém quando vi este método pela primeira vez durante a feira 6º Espaço Café Brasil. Fui descrente até provar o café feito nela. Meu veredicto: surpresa. Adorei! A ausência de resíduos deixa tudo mais interessante. “É isso que eu chamo de bebida limpa! Sem vestígios, só café”, disse Raul durante sua palestra ministrada em parceria com Cecília Sanada (Octavio Café) e Daniela Capuano (Suplicy Cafés Especiais) no evento da Café Editora.
O filtro de papel também é diferente. Ao contrário dos tradicionais, ele é totalmente em formato de cone permitindo que a filtragem seja por igual e não deixa que o fluxo de água encontre qualquer tipo de obstáculo. Tudo isso faz a diferença minha gente!
O assunto me intrigou e fui pesquisar. Descobri que existem materiais e seis opções diferentes de tamanhos da Hario V60. A opção menor (130gr/ml ou 1 xícara de café) e outra que faz café para 3 xícaras (ou 390gr/ml) podem ser encontradas em plástico (cor vermelha ou transparente), porcelana (vermelha ou branca) e vidro.
Segundo o site Specialty Coffee, cada material poderá influenciar no resultado final da bebida. O V60 de porcelana, por exemplo, consegue manter a temperatura da água que coa o café por mais tempo e permite que corpo e doçura ganhem mais destaque no paladar. Se você estiver curioso, confira aqui a análise completa em inglês.
Outros detalhes como pré-infusão e moagem também são importantes, mas isso é assunto para outro post. Se você quer ter uma amostra de como é a Hario V60 em ação, achei um vídeo bem explicativo.
Este coador bacanudo ainda não é comercializado no Brasil, mas o café feito por este método pode ser encontrado na cafeteria Octávio Café por R$7 a xícara.

fonte:www.mexidodeideias.com.br

Nenhum comentário: