back

.

.

.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bûche de Noël !

BÛCHE DE NOËL - A DOCE TRADIÇÃO FRANCESA DO NATAL




Bûche de Nöel au chocolat - Hotel Sofitel Rio de Janeiro Copacabana / Imagem: Divulgação
 Bûche de Noël au chocolat - Hotel Sofitel Rio de Janeiro Copacabana / Imagem: Divulgação

Quando as prateleiras dos supermercados se enchem de panetones, nos damos conta que o ano está no fim e o Natal batendo na porta. Na França, o mesmo acontece mas ali, o doce que representa o Natal junto com o pinheiro e os presentes tem o nome de Bûche de Noël. Trata-se de um doce que se assemelha ao nosso rocambole e que aparece nesta época do ano em versões industrializadas vendidas nas grandes cadeias de supermercados como Monoprix, Carrefour, La Grande Épicerie do grupo Bon Marché e que tem também as sofisticadas versões nas vitrines  dos grandes nomes da confeitaria francesa como Pierre Hermé e Ladurée, sempre em lugar de destaque. Há também versões mais caseiras, em receitas guardadas a sete chaves e com recheios mil.

A tradução de Bûche de Noël é algo como Tronco Natalino. Essa tradição vem de séculos atrás, quando o costume era acender um tronco nas chaminés cuja queima demorava até 12 dias, marcando o ciclo do solstício de inverno. Com o tempo, o tronco virou um doce com recheios e apresentações que vão das mais simples e comuns às mais sofisticadas e inusitadas .


Bûche de Nöel  - Bistrô St Honoré São Paulo /  Imagem: Tadeu Brunelli
Bûche de Noël  - Bistrô St Honoré São Paulo /  Imagem: Tadeu Brunelli

Deixo para vocês uma versão fácil da Bûche de Noël, criada pelo chef Jean-François Piège no seu livro “Jean-François Piège dans votre cuisine” da Editora Flammarion.

Bûche de Nutella

casca ralada ( sem a parte branca) e o suco coado de um limão siciliano
120 g de manteiga em temperatura ambiente (consistência cremosa)
120 g de açúcar
2 ovos grandes
120 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico em pó
um copo de nutella (se quiser uma versão brasileira substitua por brigadeiro)

Pré-aqueça o forno enquanto prepara a massa.
Com a ajuda de um batedor de arame ou colher de pau misture a manteiga amolecida e o açúcar. Junte os ovos, um da cada vez, e mexa bem. Acrescente a casca e o suco do limão. A mistura deve ficar bem homogênea. Juntar, então, rapidamente, a farinha e depois o fermento.
Nas costas de uma assadeira deite uma folha de silicone (silpat) ou uma folha de papel-manteiga especial para confeitaria. Com o auxilio de uma espátula, espalhe a massa e faça uma camada fina e uniforme (cerca de 3mm). Leve ao forno por 6 minutos. Assim que a borda começar a dourar, retire . Deixe esfriar por 10 minutos, espalhe a Nutella e enrole como se fosse um rocambole. Polvilhe com cacau em pó, leve à geladeira por pelo menos duas horas e corte as pontas na hora de levar à mesa.

Fonte: Lucia Sequerra

Nenhum comentário: