back


.

.

.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O tradicional chá das cinco!



O tradicional chá das Cinco!

Você sabia que quem levou os ingleses a adotarem o tradicional (e tão britânico) hábito do chá das cinco foi uma portuguesa? Pois é verdade.
O chá foi descoberto na China, há mais de dois mil anos antes de Cristo. Sim, isso mesmo: ele foi descoberto! Tudo aconteceu no ano de 2737 a.c., quando o imperador da China, Shen Nung, durante uma viagem com sua corte, decidiu fazer uma parada para repouso; enquanto os criados ferviam água para ser bebida, folhas de um arbusto caíram na água, deixando-a com um tom escurecido e um aroma profundamente agradável e envolvente. O imperador, curioso, resolveu experimentar a água e…pronto! Estava descoberto o chá. Da China, o chá foi levado para o Japão por monges budistas japoneses, que foram àquele país para estudar. No Japão, rapidamente a nova bebida foi incorporada à cultura local.
Mas foi apenas no século XVI, época das grandes navegações, que o chá foi introduzido na Europa por navegadores portugueses. Portugal foi, assim, o primeiro país da Europa a consumir chá. No ano de 1662, a Princesa D.ª Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV de Portugal, ao desposar o rei Charles II da Inglaterra, levou no seu dote uma caixa de chá. E ninguém pense mal do dote da moça por causa disso: entre outros “mimos, o dote da princesa incluía, ainda, quinhentas mil libras de ouro e a cidade de Bombaim (!). O fato é que, a princesa, com seu hábito de tomar chá toda tarde, acabou contagiando toda a corte inglesa, e o hábito tomou conta do país.
Por muito tempo o chá permaneceu como algo muito caro, apenas acessível aos ricos e poderosos. É porisso que, até os dias de hoje, permanece uma aura de pompa e elegância em torno  dessa bebida.
No Reino Unido, é hábito servir, junto com o chá, os tradicionais scones , que são bolinhos doces ou salgados,  servidos com manteiga, geléia, ou o que a imaginação(e o paladar) mandarem.
E que tal, só pra você se sentir um pouquinho em Londres, tomar um delicioso chá, numa mesa muito bem arrumada, acompanhado de Scones?    A mesa acima foi fotografada com peças feitas exclusivamente pra a Fernanda Caldas,um luxo, não é mesmo?

Nenhum comentário: