back

.

.

.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Delicioso e suave bolo de amoras!



Bolo de Amoras



Bolo:

2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo + 1 colher (chá) para envolver as amoras
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 xícara (200g) de açúcar granulado
¼ colher (chá) de sal
4 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de buttermilk*
2 xícaras de amoras – usei congeladas, sem descongelar antes
2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano

Cobertura:

2-3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1 xícara  de açúcar de confeiteiro, peneirado

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma canelada, tipo Bundt, com capacidade para 12 xícaras. Reserve.
Prepare o bolo: numa tigela média, misture as 2 ½ xícaras de farinha e o fermento. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga, o açúcar e o sal em velocidade médio-alta até obter um creme fofo e claro, 2-3 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o buttermilk, começando e terminando com os ingredientes secos. Bata somente até a farinha ser absorvida.
Numa outra tigela, misture as amoras e as raspas de casca de limão com a 1 colher (chá) de farinha restante. Acrescente esta mistura à massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone. Transfira a massa para a forma preparada e coloque-a dentro de uma assadeira de beiradas baixas. Leve ao forno por cerca de 65 minutos ou até que cresça e doure levemente (faça o teste do palito). 
Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 20 minutos, e então desenforme com jeitinho. Deixe esfriar completamente sobre a gradinha.

Prepare a cobertura: numa tigelinha, junte o suco de limão ao açúcar de confeiteiro, mexendo bem, e adicione a segunda colher (sopa) aos poucos, só até que a cobertura fique líquida o suficiente para ser derramada sobre o bolo, porém ainda opaca. Espalhe a cobertura sobre o bolo já frio e então aguarde a cobertura secar e firmar, cerca de 30 minutos, antes de servir.

* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão numa xí cara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita


Obs. Eu usei 2 xícaras de açúcar demerara,menos 1 dedo em cada, em vez do açúcar da receita.

Nenhum comentário: