back


.

.

.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Poltrona Butterfly, voltando com tudo!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Jorge Ferrari Hardoy nasceu em Buenos Aires em 1914. Ele recebeu seu diploma de licenciatura em arquitetura da Universidade de Buenos Aires em 1939. Ele tinha vivido no ano anterior, em Paris, onde trabalhou com Le Corbusier na elaboração do "Plano Diretor para Buenos Aires." Ele é provavelmente mais conhecido internacionalmente por sua cadeira Bkf – Butterfly, projetado em conjunto com Juan Kurchan e Antonio Bonet, em 1939.


Esta cadeira é composta de uma única peça de tecido suspensos a partir de uma armação de metal leve. Em 1941 ganhou o prêmio do Museu de arte moderna. Em seu retorno a Buenos Aires tornou-se um participante ativo na criação da CIAM Argentina e Austral Grupo.

É provavelmente o mais conhecido internacionalmente por sua cadeira BKF, projetado em conjunto com Juan Antonio Bonet e Kurchan em 1939. Ferrari-Hardoy permaneceu ativo como um designer, arquiteto e urbanista até sua morte.

A “Butterfly” mostrou que o ato de sentar pode ter variantes inesperadas. Sentar num tecido e ser envolvido por ele, essa é a onda mágica da Borboleta. Sua forma estruturada numa estranha, mas original base metálica, parece voar. Ninguem resiste ao seu chamado de experimentar sentar nesse belo bicho que parece fragil, mas não é. É leve, resistente e super confortavel. Em qualquer ambiente, ela se mostra bela e impoluta. O projeto é fantástico, na forma, na estrututar singular, nos materiais, na solução funcional do assento-encosto e sobretudo, na concepção. Nunca ninguem fez e fará igual e qualquer outra baseada no mesmo conceito, é mera imitação. È só ver a historia do Design nessa categoria de uso. Assim como a famosa “ cadeira de diretor” , todos gostariam de ter uma. O ato de sentar na Borboleta é mágico!

 

Nenhum comentário: