back


.

.

.

domingo, 4 de setembro de 2011

Templo da Sagrada Família

JULHO 2011




















Em  1882, foi lançada a pedra fundamental do templo. Cerca de um ano depois, assumiu a obra o arquiteto Antoni Gaudi, transformando o projeto original para criar, ao longo de 43 anos, um templo excepcional e inovador que até hoje permanece em construção segundo seu projeto. A Sagrada Família é hoje um emblema de Barcelona e símbolo artístico e espiritual da Catalunya. Expoente do Modernismo catalão, Gaudi morreu atropelado em 1926 e está enterrado na cripta da Sagrada Família.

As fachadas do Nascimento de Jesus e da Paixão foram concluídas em 1904 e nos anos 80, respectivamente, esta última pelo artista Josep Maria Subirachs. A da Glória, que deverá ser a principal delas, ainda está por ser construída, assim como mais 10 das 18 torres projetadas. A principal delas deverá ser a mais alta e evocará a figura de Jesus.

O interior do templo caracteriza-se, nas palavras de Gaudi, "pela intimidade e amplitude de um bosque". De fato, há uma "floresta" de pilares canelados iluminada por clarabóias erguidas a 45m sobre a nave central.
     
Em novembro de 2010, após a finalização da nave, o templo da Sagrada Família foi declarado Basílica pelo Santo Papa Bento XVI , contando com 4500 metros quadrados destinado a 8000 pessoas.

A construção encontra-se atualmente além da metade do projeto e prossegue graças ao apoio de devotos, amigos e visitantes de todos os cantos do mundo.



Nenhum comentário: